República Federativa de Mallorca

AvatarSomos uma micronação virtual onde todos podemos interagir e ajudar a montar um modelo de sociedade mais desenvolvido pensando criticamente a realidade, exercendo uma profissão, participando da política, administrando empresas, e também fazendo novos amigos. Não temos nenhum fim lucrativo; tampouco fazemos parte de qualquer entidade política. A única coisa que precisamos é de sua participação e atividade.

História

A República Federativa de Mallorca foi fundada em 26/03/2000 , a partir da vontade de 6 pessoas, que pertenciam a República de Porto Claro, micronação que estava sendo assolada pela sede de poder e pela violência que causaram uma grande Guerra Civil. Eles queriam construir uma nação mais justa onde as pessoas pudessem interagir com democracia e em um espírito de cordialidade e amizade.

História Macronacional

Aqui vai um pequeno resumo de aspectos históricos da verdadeira região onde se localiza a República Federativa de Mallorca, o arquipélago das ilhas Baleares.

Século VIII AC -123 DC : As ilhas de Ibiza e Formentera são descobertas e ocupadas pelos cretenses. Outras civilizações como a grega, fenícia e cartaginesa posteriormente ocuparam o arquipélago das Baleares.

123 DC : Os romanos tomam o controle das Baleares dos cartagineses após a 2ª Guerra Púnica.
Século IV -1115 : O arquipélago é atacado por invasores vândalos, que são rapidamente dominados pelos visigodos. No entanto, elas foram conquistadas alguns séculos depois pelos bizantinos e por fim pelos muçulmanos, que assumem o controle das ilhas durante vários séculos, com sua cultura exótica.

1115 : Cruzados catalãos liderados pelo conde Ramon Berenger conquistam as ilhas, porém devido a problemas em seu reino de origem retiram-se, deixando-as novamente para os muçulmanos.

1229 : Jaime I, após 2 meses de batalhas, reconquista as ilhas para os cristãos e deixa o governo para Bernat Santa Eugenia de Torella. A região fica sob o controle do reino de Barcelona, que atualmente forma o nordeste da Espanha (Catalunha).

1498: Com o casamento entre Isabel de Castela e Fernando de Aragão (reino que incluía o arquipélago), surge a atual Espanha, na qual se incluíam as Ilhas Baleares, que possuem uma cultura em muitos aspectos diferente da espanhola.

1715: O "Decreto de Nueva Planta", uma lei espanhola, proíbe a cultura e a língua catalã de serem utilizados na política, educação e leis.

1940 a 1976: A ditadura de Franco reafirma a perseguição à cultura e língua catalã.

História Micronacional

Este é um resumo de nossa história ficcional e micronacional (a partir de 26/03/2000)

1999 : O povo do arquipélago se revolta contra o governo espanhol, que é acusado de cobrar impostos abusivos e não dar a devida atenção as ilhas. Surge o movimento pela independência. Os habitantes das ilhas proclamam sua autonomia. O governo espanhol ataca a ilha e, após várias batalhas, retoma o controle. Para enfraquecer o movimento resolve deportar cidadãos para o continente e incentivar a migração.

2000 : As ilhas do Arquipélago das Baleares recebem imigrantes, sobretudo brasileiros, portugueses e portoclarenses, estes refugiados da guerra civil que acometeu essa tradicional nação encravada na Floresta Amazônica. A língua mais falada passa a ser o português. O movimento pela independência renasce com mais força e é proclamada a intenção de se libertar da Espanha. O governo espanhol novamente intervém sendo combatido heroicamente. Atacado nas ilhas pelos rebeldes e no continente por grupos terroristas bascos, o enfraquecido exército se retira e a Espanha reconhece a autonomia das ilhas.

26/03/2000 : É constituído o I Governo Provisório da República Federativa de Mallorca, unindo os Estados de Mallorca, Menorca, Ibiza e Ventura (antiga Formentera), além do Distrito Federal de Palma.

0 comentários:

Postar um comentário