República Federativa de Mallorca

AvatarSomos uma micronação virtual onde todos podemos interagir e ajudar a montar um modelo de sociedade mais desenvolvido pensando criticamente a realidade, exercendo uma profissão, participando da política, administrando empresas, e também fazendo novos amigos. Não temos nenhum fim lucrativo; tampouco fazemos parte de qualquer entidade política. A única coisa que precisamos é de sua participação e atividade.

Características Gerais

O que é uma micronação?

Muitos não sabem o que é uma micronação. Essa dúvida não é anormal; muito pelo contrário, muitos micronacionalistas não sabem como definir uma micronação e o micronacionalismo.

Tentarei explicar o que é o micronacionalismo para que possam entender o que se trata micronação.

Muitos dizem que micronacionalismo é uma simulação de um país, ou uma espécie de jogo, ou um hobby, e há até os que defendam que se trata de um projeto que busque a emancipação da sociedade que nele se encontra e a independência do território que ocupam ou visam ocupar.

O que realmente importa no micronacionalismo é que uma micronação é exatamente aquilo que seus cidadãos determinam que ela seja. Por mais clichê que pareça, a afirmação anterior reflete muito bem o que é, e como se porta uma micronação.

Alguns buscam aprimorar conhecimentos na área em que atuam. Muitos alunos de graduação e até mesmo pós de cursos como o de Direito, Comunicação Social, Ciências Sociais, Filosofia, Relações Internacionais, Turismo, História, Psicologia, Engenharias, Computação, Sistemas de Informação, Ciências Econômicas tem como por em prática a teoria que aprendem nos bancos acadêmicos.

É claro que temos micronacionalistas de toda sorte de idades e de todas as formações. Vemos corriqueiramente cidadãos com 50 anos ou mais e cidadãos com 12 ou 13 anos...

Micronação é uma associação de pessoas que convivem sob as normas que seus cidadãos criam e regulamentam. O conceito de cidadania é revisto e re-experimentado, a ligação do povo com sua nação não se dá pelo critério do solo ou do sangue. A relação é de escolha, é, portanto mais íntima e mais suscetível de rompimentos; assim também como mais apaixonante. É uma re-descoberta do conceito de cidadania. Tal re-descoberta interfere no agir do micronacionalista em relação ao seu País, seu Estado, seu Município, sua Comunidade.

O importante no micronacionalismo é contar com pessoas que tenham interesse em aprender. O micronacionalismo é um desafio constante. Experimentar a riqueza do convívio social proporcionado e perceber a profusão de idéias e ideais disseminados, tanto pelo Brasil como experimentados em todo o globo, é deveras uma experiência intrigante e instigante.

No micronacionalismo você perceberá que poderá atuar nas mais diversas áreas; na política, na educação, ou onde tiver disposição. O micronacionalista tem que ter em mente que vale tanto a produção quanto a interação com os demais cidadãos.

Melhor do que tentar compreender o micronacionalismo através de uma definição – que será sempre incompleta – é vive-lo. Busque a sua definição de micronacionalismo. Venha fazer parte deste projeto! Venha participar desse desafio!

Abraços,

Stéfano Granato

1 comentários:

21 de agosto de 2021 às 13:23 Arnaldo Andrade disse...

Eu era cidadão nos anos 2000, como faço para recuperar a minha cidadania?

Postar um comentário